Na última semana foi realizada mais uma experimentação abordando, dessa vez, as funções oxigenadas. O principal objetivo era demonstrar que todas as funções estudadas estavam relacionadas entre si. Com o auxílio de experiências, os alunos revisaram alguns conceitos e viram na prática como acontecem as transformações do vinho em vinagre (ou qualquer álcool em aldeído e posteriormente em ácido carboxílico). Esse tipo de transformação caracteriza a reação do bafômetro.
O bafômetro, de dicromato de potássio, contém em seu interior uma solução acidulada desse sal de coloração alaranjada. Essa solução ao entrar em contato com o etanol (álcool etílico) expelido pelo pulmão da pessoa que está sendo analisada passa para um tom esverdeado, acusando a presença de álcool. Quimicamente, o etanol reage com o dicromato de potássio formando acetaldeído (etanal) ,que posteriormente se oxida à ácido etanóico, e íons cromo III. A equação abaixo representa essa reação:
Para saber a quantidade de álcool presente no ar expelido é utilizado um bafômetro "célula de combustível" que contém um sensor cuja condutividade elétrica é influenciada pela presença do álcool. A constatação do grau de embriagues é detectada por um chip dentro do aparelho que calcula a porcentagem e fornece a concentração de álcool presente no sangue do motorista.
Bafômetro educativo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário