segunda-feira, 15 de maio de 2017

APLICAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA
 
 
No dia 08 de maio os alunos da turma 1TA tiveram  a oportunidade de trabalhar com a Tabela Periódica produzida pelos pibidianos (vide postagem do dia 04 deste mês) a partir do esboço  utilizado  na disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pelo Professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos.
A atividade consistiu em encontrar a localização do elemento na tabela através da sua distribuição eletrônica nos subníveis.  Foi sorteado um elemento da tabela periódica para cada aluno e esses deveriam fazer a distribuição eletrônica nos subníveis utilizando o Diagrama de Pauling. A partir da distribuição eletrônica foi possível encontrar as seguintes informações sobre o elemento: período, bloco e posição dentro do bloco.
 
Regras

Problemas

Solução

Exemplo

1-    Qual é o período?

Significa perguntar quantos níveis tem o átomo, qual o nível mais externo.

Mg – 1s2  2s2 2p6 3s2 = 3

Fe – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 = 4

2-    Qual é o bloco?

Significa perguntar qual o subnível mais energético.

Mg – 3s2  bloco s

Fe – 3d6   bloco d

3-    Qual é a posição no bloco?

Significa perguntar quantos elétrons há no subnível mais energético.

Mg – 4s2  = posição no bloco s

Fe – 3d6   = posição no bloco d












Turma 1TA
 


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