APLICAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA
No dia 08 de maio os alunos da turma 1TA tiveram a oportunidade de trabalhar com a Tabela Periódica produzida pelos pibidianos (vide postagem do dia 04 deste mês) a partir do esboço utilizado na disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pelo Professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos.
A atividade consistiu em encontrar a localização do elemento na tabela através da sua distribuição eletrônica nos subníveis. Foi sorteado um elemento da tabela periódica para cada aluno e esses deveriam fazer a distribuição eletrônica nos subníveis utilizando o Diagrama de Pauling. A partir da distribuição eletrônica foi possível encontrar as seguintes informações sobre o elemento: período, bloco e posição dentro do bloco.
Regras
Problemas
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Solução
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Exemplo
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1-
Qual é o
período?
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Significa perguntar quantos níveis tem
o átomo, qual o nível mais externo.
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Mg
– 1s2 2s2 2p6
3s2 = 3
Fe
– 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
4s2 3d6 = 4
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2-
Qual é o bloco?
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Significa perguntar qual o subnível
mais energético.
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Mg – 3s2 bloco s
Fe – 3d6 bloco d
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3-
Qual é a
posição no bloco?
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Significa perguntar quantos elétrons
há no subnível mais energético.
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Mg
– 4s2 = 2ª posição no bloco
s
Fe
– 3d6 = 6ª posição no
bloco d
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