Nos dias 03, 04 e 05 de Maio realizou-se na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na Escola de Humanidades, o I Seminário Luso- Brasileiro de Educação Inclusiva que teve com o objetivo promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da produção do conhecimento científico no campo da Educação Inclusiva e fomentar a troca de saberes e experiências educativas na área. As conferências foram ministradas pelas Dra. Ana Maria Serrano da Universidade do Minho, Braga - Portugal (A intervenção precoce como caminho para a inclusão: a experiência europeia) e pela Dra. Manuela Sanches Ferreira da Escola Superior de Educação do Porto, Porto - Portugal (Formação de Professores, Educação Inclusiva e Interdisciplinaridade). Nesses dias também aconteceram mesas redondas que discutiram as práticas pedagógicas, experiências e avaliações na perspectiva da Educação Inclusiva.
A professora supervisora do PIBID/Química apresentou o trabalho realizado na escola, no ano de 2016, na turma 3TA sob o título Adaptações de Estratégias de Ensino visando a Aprendizagem de Conceitos Químicos de Alunos com Deficiência. Os trabalhos realizados podem ser vistos nas postagens anteriores nesse mesmo blog.
Vários minicursos foram oferecidos no dia 04 e o escolhido por nós foi o de Recursos Pedagógicos na Educação Inclusiva, ministrado pelas professoras da Faders, quando tivemos a oportunidade de conhecer alguns recursos que poderão ser adaptados para a Química.
Foram três dia de muitas trocas e de muito aprendizado!