ANALISANDO O CARDÁPIO ESCOLAR
Nessa semana os alunos, que participam do projeto "Alimentação saudável sob o olhar da Química", analisaram o cardápio da nossa escola fornecido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC). Trata-se de um cardápio regionalizado adaptado que contém quatro semanas de merenda escolar. Quando a quarta semana termina, deve-se retornar para a primeira semana e assim sucessivamente.
Segundo o Ministério da Educação (MEC) a saúde é um fator importante para a garantia da qualidade de vida do indivíduo, tendo a alimentação um papel fundamental. Nesse sentido, o cardápio da alimentação escolar dever ser um cardápio saudável. Para um
cardápio ser saudável, devem ser respeitados os princípios
de quantidade, qualidade, variedade, moderação e harmonia.
O princípio da quantidade está relacionado com o fornecimento de uma porção adequada de alimentos, que supra o organismo com todos os nutrientes necessários. O segundo princípio, o da qualidade, relaciona-se à condição apresentada pelos alimentos ( boa conservação, sem contaminantes, aparência adequada, entre outros). A variedade na alimentação é importante porque não existe nenhum alimento que consiga fornecer todos os nutrientes de uma só vez e contempla, também, a diversificação no modo de preparo desses alimentos. Moderação implica em aprendermos que não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa e o princípio da harmonia é alcançado pela combinação das cores, consistências e sabores.
De posse dessas informações, do cardápio da escola e de um texto de apoio sobre a Pirâmide Alimentar, os alunos foram instigados a analisar o cardápio e escrever um texto crítico fundamentado nesses cinco princípios.
Fontes de Referência:
SANTOS, Widson Luiz Pereira dos (coordenador). MÓL, Gerson de Souza (coordenador). QUÍMICA E SOCIEDADE . Ed. Nova Geração, - 1ª Edição - São Paulo - 2007
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