quarta-feira, 6 de março de 2013




 RECREIO ORIENTADO


          No dia 6 de Março de 2013, os bolsistas do Pibid Química promoveram um Recreio Orientado com atividades interativas como Tinta Invisível, Explosão de cores, a Moeda de 5 centavos e o Ketchup, a Natureza da Matéria. Os alunos se divertiram e aprenderam com os experimentos.



Moeda de 5 centavos e o Ketchup.

A moeda de 5 centavos é feita de aço e revestida de cobre, em contato com o oxigênio do ar ela sofre  oxidação tendo como produto o óxido de cobre.
        Cu +  1 O→ CuO
2

O óxido de cobre é responsável pela camada escura que fica em em cima da moeda.

O ketchup é composto basicamente por vinagre e sal, o ácido acético do vinagre e cloro do sal reagem com o óxido de cobre limpando a moeda.

Ácidos atuam dissolvendo os produtos pouco solúveis formados na superfície do metal e, o ácido acético, pode ocorrer a formação de complexo de Cu2+ com o íon acetato

Cu2+(aq) + Ac-(aq) →← [CuAc]+(aq) 

favorecendo ainda mais o equilíbrio no sentido de dissolver o óxido formado na superfície metálica. A limpeza da moeda é facilitada pela adição de pequena quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) ao vinagre, uma vez que íons Cl- reagem com íons Cu+ formando um cloro complexo de cobre 

(Cu+ (aq) + 2 Cl- (aq) →← [CuCl]- (aq)


 
Fonte: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T1704-2.pdf


Explosão de Cores

Objetivo: Observar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.

Material/Reagentes: Um prato fundo, Um pouco de leite, Corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes), Um palito de dente, Detergente de cozinha.

Procedimentos: Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa. NÃO MISTURE OS CORANTES! Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota).Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta, até que todas “explodam”. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. Fica bem legal!


Conclusão: Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturam - cada corante formou uma mancha separada da outra. No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir!

                              

Este experimento foi utilizado para abordar dois assuntos: polímeros e tensão superficial. 

Tensão Superficial: A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. Porque o uso do detergente? Por ele ser tensoativo e assim quebrar a tensão na superfície do leite fazendo com que os corantes se misture.
  
Polímeros: Para este experimento abordamos a caseína é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite. 
Por ser um polímero natural encontrado no leite quando adicionamos detergente esta cadeia de polímeros é quebrada. O uso dos corantes (anilina) é para melhor visualização. 
  
Tinta Invisível:

A tinta invisível química é feita a base de amido de milho (maisena) e revelada com tintura de iodo.


Materias utilizados: 

-  água;
-  tintura de iodo (comprada em farmácia);
*atenção: o iodo é utilizado como anti-séptico, mas deve ser manuseado com cuidado, não deve entrar em contato com os olhos nem ser ingerido, pois provoca danos ao organismo!
-  copos descartáveis;
- maisena (amido de milho);
- pincel;
- papel pardo ou qualquer papel, de preferência escuro para aparecer a coloração melhor;

Procedimentos:
Preparando a tinta invisível: Para cada copo de água, adicionamos uma colher cheia de maisena e levamos à fervura até que a mistura fique com aparência translúcida. Cortando o papel pardo em cartões, de tamanho mais ou menos equivalente a uma metade de página de caderno escolar, escrevemos nossa 'mensagem' com o auxílio do pincel ou cotonetes.  Após escrevermos nossos cartões, deixamos secar por no mínimo uma hora.
 Preparando a tinta reveladora: Com os cartões já prontos, preparamos a nossa tinta reveladora. Em um copo descartável, pingamos vinte gotas de tintura de iodo e adicionamos um dedo de água.
Descobrindo a mensagem: Novamente com o pincel, passamos a tinta reveladora nos cartões e observamos que nossa mensagem, antes invisível, torna-se de coloração azul escuro.

Conclusão:
Por que a tinta torna-se azul escura mesmo o iodo sendo de coloração marrom?
O amido é um carboidrato do tipo polissacarídeo e é a principal substância de reserva energética (de glicose) de plantas e algas, dessa forma ele não pode ser encontrado em alimentos de origem animal (leite, carne, etc), mas encontramos em diversos alimentos tais como, pão, arroz, batata, macarrão e também claro, amido de milho ou maisena.  

A reação que observamos aqui é da formação de um complexo de iodo e amido. O amido contém o que chamamos de amilose, e assim reage com o iodo na  presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, que é visível em concentrações mínimas de iodo. Se a solução de iodo não for diluída, o azul é tão intenso que parece arroxeado.


Diretora Jane Machado




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário