quarta-feira, 27 de março de 2013


'Antídoto' contra gás cianeto, Foram enviados dos EUA para o
 Brasil totalizando 140 kits do remédio.

           Medicamento hidroxicobalamina anula efeito tóxico do
cianeto no organismo.

 
 140 Kits do medicamento hidroxicobalamina doado pelos Estados Unidos, indicado para o tratamento de intoxicação por gás, chegaram ao Brasil para serem usados nas vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria (RS). A expectativa do Ministério da Saúde é a de que o medicamento chamado de "antídoto" anule os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.
 
 
 

Qual o mecanismo de ação do cianeto no organismo?

O cianeto é um veneno celular poderoso, embora exista no nosso organismo em baixas doses. É de atuação rápida podendo provocar a morte em minutos, quando em doses elevadas. O ser humano pode estar exposto ao cianeto por vários modos: inalação de gás cianídrico, ingestão de sais de cianeto, exposição da pele a soluções concentradas de sais, ingestão de compostos que no organismo dão origem a cianeto (por exemplo organonitrilos), compostos com cianeto que se encontram naturalmente nas plantas (aminoglicosídeos cianogénicos) e após a infusão de nitroprussiato de sódio usado na hipertensão severa, que pode originar cianeto.

Asfixiantes Químicos: são substâncias que impedem a utilização bioquímica do oxigênio (O2). Atuam no transporte de oxigênio pela hemoglobina (Hb) e impedem o uso tecidual do oxigênio. O cianeto tem uma elevada afinidade por metais, formando complexos com cations metálicos em locais catalíticos de várias enzimas importantes e inibindo as suas funções como é o caso do metabolismo do glicogênio e dos lípideos.
 O cianeto se combina com o íon férrico da citocromo oxidase mitocondrial, prevenindo o transporte de elétron no sistema citocromo e causando uma interrupção da fosforilação oxidativa e da produção de ATP.
 

Toxicocinética

O cianeto é muito rapidamente absorvido por inalação, ingestão, através dos olhos e da pele intacta. É distribuído pelo sangue a todos os órgãos e tecidos. A concentração nos eritrócitos é maior do que a do plasma. Cerca de 60% do íon cianeto do plasma está ligado às proteínas.

No fígado, ele é metabolizado por enzimas – rodonases ou cianeto-tiosulfato transferase – em tiocianato e, em seguida, excretado na urina. Parte do cianeto absorvido é eliminada pelos pulmões sob a forma inalterada.

 

Como funciona o antídoto hidroxicobalamina?

A hidroxicobalamina (vitamina B12a) pode ser usada como antidoto para intoxicaçoes por cianetos. Quando administrada, a hidroxicobalamina combina-se com o cianeto dando origem a cianocobalamina ou vitamina B12.
Fontes.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário