sábado, 30 de março de 2013

  • Pesquisa mostra que energéticos podem causar    problemas cardíacos


 

Uma pesquisa feita por médicos da Universidade do Pacífico, na Califórnia, mostra que as bebidas energéticas, que são ricas em cafeína, podem levar a alterações elétricas no coração. O paciente pode até morrer em caso de arritmia mais grave.

O trabalho levantou vários estudos já realizados sobre o tema e foi identificado, além da alteração elétrica, um aumento leve da pressão arterial e da frequência cardíaca. O governo americano detectou que 10 mil visitas anuais aos serviços de emergência são causadas por overdose de cafeína. Uma latinha de energético tem quantidade de cafeína semelhante a sete copos de café.

Nos Estados Unidos, uma nutricionista está sob ameaça de ser processada por uma fabricante de energéticos por ter publicado um alerta para as mães sobre os riscos do consumo dessas bebidas pelas crianças. Ela foi procurada por vários veículos de imprensa, o que aumentou a polêmica. Uma mãe canadense processou uma companhia produtora pela morte de sua filha de 14 anos, que consumia altas doses de bebida energética, mas não ficou estabelecida uma relação entre o consumo frequente e a causa da morte.

O FDA, órgão dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos, já identificou o problema, mas não pode atuar legalmente sobre os energéticos, pois esses estão listados como suplementos dietéticos, que não são controlados pela entidade.

A LATA VALE QUANTO PESA

A cafeína é a principal responsável pelos efeitos das bebidas energéticas – tanto o que elas têm de bom quanto o que têm de ruim.
1 LATA DE 250 ML DE ENERGÉTICO EQUIVALE A:
50 ml de café
200 ml de chá preto
600 ml de Coca-Cola

 

CAFEÍNA
O que é? Presente em folhas de mate, café, noz-de-cola e cacau, é estimulante.
É segura? Deve ser consumida com moderação. Em excesso causa ansiedade, agitação, cefaléia etc.
 

 

Efeitos da cafeína.

 
Fontes
 
 

Vem aí:

 segundo Recreio Orientado de Química

Participe, venha aprender e se divertir !

Dia 03 de Abril na hora do recreio, no saguão do colégio perto da escada no turno da manhã.

quinta-feira, 28 de março de 2013

        O significado da Páscoa e de seus símbolos
                                            A Páscoa entre os cristãos
         Para os cristãos essa data celebra a ressureição de Jesus Cristo. A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa e começa no Domingo de Ramos, dia que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
                                           A Páscoa Judaica
        Entre os judeus essa data marca o êxodo desse povo do Egito. Essa história encontra-se no livor de Êxodo do Velho Testamento.

                                       Os principais símbolos da Páscoa são:

Coelho: Simboliza fertilidade e esperança de vida nova

Ovo: Também está relacionado com uma nova vida e fertilidade

Cordeiro:Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.



Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.

Colomba Pascal: Seu formato de pomba tem o objetivo de remeter à paz

Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia  (Santa Ceia).

     
Fonte:


Páscoa é amor, fraternidade, renascimento! Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!

quarta-feira, 27 de março de 2013


                
                                 REFORÇO ESCOLAR
               ATRAVÉS DE ATIVIDADE LÚDICA


      Os bolsitas do PIBID proporcionaram aos alunos das turmas 3TA e 3TB, turno da tarde, uma aula de reforço diferente.
       Através do jogo, QUÍMICA NO COTIDIANO, os alunos puderam revisar conteúdos iniciais e importantes da Química Orgânica. Perguntas que relacionavam o dia-a-dia aos conteúdos de Química foram feitas pelos bolsistas e os alunos, divididos em grupos, respondiam dentro de um tempo determinado.
      O objetivo da atividade foi atingido já que todos os alunos presentes participaram ativamente do jogo, preparando-se para a avaliação da próxima semana.




TURMA 3TA

                                                   
                                                     
                                                      TURMA 3TB 





Bolsistas PIBID


'Antídoto' contra gás cianeto, Foram enviados dos EUA para o
 Brasil totalizando 140 kits do remédio.

           Medicamento hidroxicobalamina anula efeito tóxico do
cianeto no organismo.

 
 140 Kits do medicamento hidroxicobalamina doado pelos Estados Unidos, indicado para o tratamento de intoxicação por gás, chegaram ao Brasil para serem usados nas vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria (RS). A expectativa do Ministério da Saúde é a de que o medicamento chamado de "antídoto" anule os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.
 
 
 

Qual o mecanismo de ação do cianeto no organismo?

O cianeto é um veneno celular poderoso, embora exista no nosso organismo em baixas doses. É de atuação rápida podendo provocar a morte em minutos, quando em doses elevadas. O ser humano pode estar exposto ao cianeto por vários modos: inalação de gás cianídrico, ingestão de sais de cianeto, exposição da pele a soluções concentradas de sais, ingestão de compostos que no organismo dão origem a cianeto (por exemplo organonitrilos), compostos com cianeto que se encontram naturalmente nas plantas (aminoglicosídeos cianogénicos) e após a infusão de nitroprussiato de sódio usado na hipertensão severa, que pode originar cianeto.

Asfixiantes Químicos: são substâncias que impedem a utilização bioquímica do oxigênio (O2). Atuam no transporte de oxigênio pela hemoglobina (Hb) e impedem o uso tecidual do oxigênio. O cianeto tem uma elevada afinidade por metais, formando complexos com cations metálicos em locais catalíticos de várias enzimas importantes e inibindo as suas funções como é o caso do metabolismo do glicogênio e dos lípideos.
 O cianeto se combina com o íon férrico da citocromo oxidase mitocondrial, prevenindo o transporte de elétron no sistema citocromo e causando uma interrupção da fosforilação oxidativa e da produção de ATP.
 

Toxicocinética

O cianeto é muito rapidamente absorvido por inalação, ingestão, através dos olhos e da pele intacta. É distribuído pelo sangue a todos os órgãos e tecidos. A concentração nos eritrócitos é maior do que a do plasma. Cerca de 60% do íon cianeto do plasma está ligado às proteínas.

No fígado, ele é metabolizado por enzimas – rodonases ou cianeto-tiosulfato transferase – em tiocianato e, em seguida, excretado na urina. Parte do cianeto absorvido é eliminada pelos pulmões sob a forma inalterada.

 

Como funciona o antídoto hidroxicobalamina?

A hidroxicobalamina (vitamina B12a) pode ser usada como antidoto para intoxicaçoes por cianetos. Quando administrada, a hidroxicobalamina combina-se com o cianeto dando origem a cianocobalamina ou vitamina B12.
Fontes.
 
 
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

AdeS contaminado e a soda cáustica

    "Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall de 96 unidades de um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, foi detectada uma contaminação no lote com as iniciais AGB25, produzido em 25 de fevereiro e distribuído nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Segundo a Unilever, até a manhã de sexta-feira (15), 14 consumidores haviam entrado em contato com a empresa para relatar problemas com o produto.

    "Dos 14 atendimentos já realizados pelo SAC, 12 já receberam atenção médica adequada e estão sendo acompanhados, e dois não aceitaram", informou em comunicado.
    Segundo a Unilever, os clientes atendidos relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Nenhum deles precisou ser internado. " Fonte: m.g1.globo.com

Precisamos entender mais sobre Soda Cáustica.

    O cloro é um produto muito utilizado em vários tipo de limpeza. O que pouca gente sabe é que a soda cáustica é a base deste produto de limpeza. A soda cáustica ainda é encontrada em sabões em pó, sabões em barra e detergentes. 

   Mais saindo da lavanderia e indo para a cozinha, a soda cáustica ainda é utilizada na produção de sabões especiais e industriais. Os sabões especiais são direcionados para limpeza de fornos e de equipamentos para a preparação de alimentos. Os detergentes mais fortes também possuem soda cáustica e estes geralmente são usados em lavadoras de pratos. Porém, os detergentes ainda são utilizados na limpeza de metal, pisos e até tecidos.
  
  Soda Cáustica é obtida por meio de eletrólise da salmoura tratada, uma solução de Cloreto de Sódio e Água. Quando é utilizado o processo por células de diafragma, obtêm-se a Soda Cáustica Líquida Grau Comercial; quando é utilizado o processo por células de mercúrio, obtêm-se a Soda Cáustica Líquida Grau Rayon.

  Ambas apresentam-se sob a forma de uma solução aquosa, límpida, contendo cerca de 50 % de Hidróxido de Sódio (NaOH) em peso. Elas são comercializadas nesta forma a granel, sendo transportadas em carros-tanque e vagões ferroviários.
 
   Além disso, assim como o cloro, a soda cáustica é usada como um produto intermediário na produção de numerosos outros produtos, tais como o fenolato de sódio usado nos anti-sépticos e na produção da aspirina e do álcool de amila usados em produtos farmacêuticos. 


 Aplicações da Soda Cáustica
· Produtos orgânicos -18%; Indústria de celulose e papel - 16% Produtos Inorgânicos-15%; Detergentes, sabões e tecidos- 10%; Alumínio- 8%; Tratamento de água -5%; Outros -28%

 
     A ingestão acidental de produtos com soda cáustica em sua composição é um problema freqüente e, em muitos casos, grave. Além de provocar fortes dores, com queimaduras internas e o fechamento do esôfago, as lesões produzidas pelo produto exigem um tratamento complexo e demorado. Os casos de maior gravidade devem ser tratados em centros qualificados, que disponham de equipamentos e, principalmente, profissionais especializados. 

    O tratamento passa por um estágio clínico, na fase aguda, e posteriormente por um longo período de tratamento endoscópico, para que se consiga dilatar o esôfago, geralmente retraído em consequência da queimadura. Nos casos mais graves, quando a endoscopia não resolve, é preciso fazer uma cirurgia, em que o esôfago é substituído por uma alça do intestino grosso. 

   A Unilever informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a solução de limpeza envasada nas embalagens do lote com problema é soda cáustica a 2,5%. Isso significa que a substância está diluída na concentração de 2,5% do total de líquido.
   
   A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, que está acompanhando o recall, informou em comunicado divulgado na sexta-feira (15) que o lote com problema não contém o produto, mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo. "Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta pH elevado (aproximadamente 13) e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido", afirma a secretaria. Fonte: m.g1.globo.com

quarta-feira, 6 de março de 2013




 RECREIO ORIENTADO


          No dia 6 de Março de 2013, os bolsistas do Pibid Química promoveram um Recreio Orientado com atividades interativas como Tinta Invisível, Explosão de cores, a Moeda de 5 centavos e o Ketchup, a Natureza da Matéria. Os alunos se divertiram e aprenderam com os experimentos.



Moeda de 5 centavos e o Ketchup.

A moeda de 5 centavos é feita de aço e revestida de cobre, em contato com o oxigênio do ar ela sofre  oxidação tendo como produto o óxido de cobre.
        Cu +  1 O→ CuO
2

O óxido de cobre é responsável pela camada escura que fica em em cima da moeda.

O ketchup é composto basicamente por vinagre e sal, o ácido acético do vinagre e cloro do sal reagem com o óxido de cobre limpando a moeda.

Ácidos atuam dissolvendo os produtos pouco solúveis formados na superfície do metal e, o ácido acético, pode ocorrer a formação de complexo de Cu2+ com o íon acetato

Cu2+(aq) + Ac-(aq) →← [CuAc]+(aq) 

favorecendo ainda mais o equilíbrio no sentido de dissolver o óxido formado na superfície metálica. A limpeza da moeda é facilitada pela adição de pequena quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) ao vinagre, uma vez que íons Cl- reagem com íons Cu+ formando um cloro complexo de cobre 

(Cu+ (aq) + 2 Cl- (aq) →← [CuCl]- (aq)


 
Fonte: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T1704-2.pdf


Explosão de Cores

Objetivo: Observar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.

Material/Reagentes: Um prato fundo, Um pouco de leite, Corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes), Um palito de dente, Detergente de cozinha.

Procedimentos: Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa. NÃO MISTURE OS CORANTES! Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota).Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta, até que todas “explodam”. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. Fica bem legal!


Conclusão: Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturam - cada corante formou uma mancha separada da outra. No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir!

                              

Este experimento foi utilizado para abordar dois assuntos: polímeros e tensão superficial. 

Tensão Superficial: A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. Porque o uso do detergente? Por ele ser tensoativo e assim quebrar a tensão na superfície do leite fazendo com que os corantes se misture.
  
Polímeros: Para este experimento abordamos a caseína é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite. 
Por ser um polímero natural encontrado no leite quando adicionamos detergente esta cadeia de polímeros é quebrada. O uso dos corantes (anilina) é para melhor visualização. 
  
Tinta Invisível:

A tinta invisível química é feita a base de amido de milho (maisena) e revelada com tintura de iodo.


Materias utilizados: 

-  água;
-  tintura de iodo (comprada em farmácia);
*atenção: o iodo é utilizado como anti-séptico, mas deve ser manuseado com cuidado, não deve entrar em contato com os olhos nem ser ingerido, pois provoca danos ao organismo!
-  copos descartáveis;
- maisena (amido de milho);
- pincel;
- papel pardo ou qualquer papel, de preferência escuro para aparecer a coloração melhor;

Procedimentos:
Preparando a tinta invisível: Para cada copo de água, adicionamos uma colher cheia de maisena e levamos à fervura até que a mistura fique com aparência translúcida. Cortando o papel pardo em cartões, de tamanho mais ou menos equivalente a uma metade de página de caderno escolar, escrevemos nossa 'mensagem' com o auxílio do pincel ou cotonetes.  Após escrevermos nossos cartões, deixamos secar por no mínimo uma hora.
 Preparando a tinta reveladora: Com os cartões já prontos, preparamos a nossa tinta reveladora. Em um copo descartável, pingamos vinte gotas de tintura de iodo e adicionamos um dedo de água.
Descobrindo a mensagem: Novamente com o pincel, passamos a tinta reveladora nos cartões e observamos que nossa mensagem, antes invisível, torna-se de coloração azul escuro.

Conclusão:
Por que a tinta torna-se azul escura mesmo o iodo sendo de coloração marrom?
O amido é um carboidrato do tipo polissacarídeo e é a principal substância de reserva energética (de glicose) de plantas e algas, dessa forma ele não pode ser encontrado em alimentos de origem animal (leite, carne, etc), mas encontramos em diversos alimentos tais como, pão, arroz, batata, macarrão e também claro, amido de milho ou maisena.  

A reação que observamos aqui é da formação de um complexo de iodo e amido. O amido contém o que chamamos de amilose, e assim reage com o iodo na  presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, que é visível em concentrações mínimas de iodo. Se a solução de iodo não for diluída, o azul é tão intenso que parece arroxeado.


Diretora Jane Machado