sábado, 26 de janeiro de 2013

     A Química e o futebol estão entrelaçados. Inúmeras novidades surgem a cada ano na fabricação de chuteiras, camisas, calções e principalmente na fabricação de bolas. As primeiras bolas de futebol eram feitas de couro de boi e em dias de chuva ficavam encharcadas, o que fazia com que suas massas aumentassem muito, dificultando os toques. Atualmente as bolas são feitas a partir de uma combinação de polímeros que as tornam mais leves e impermeáveis.
      A Cafusa, bola que será utilizada na Copa das Confederações em 2013, recebeu esse nome em homenagem a três eventos importantes para os brasileiros: Carnaval, futebol e samba. Conforme o site oficial da Adidas, a Cafusa é composta por 85% de poliéster e 15% de malha simples de algodão formando uma superfície sem costuras onde os 32 gomos são unidos termicamente de modo a permitir uma trajetória mais previsível, um toque aperfeiçoado e menor absorção de água. 


     Mas o que são  poliésteres?

     São macromoléculas (polímeros) formadas a partir de reações entre ácidos carboxílicos e álcoois. O poliéster é um polímero termoplástico, isto é, que pode ser fundido várias vezes, bastante resistente a umidade, a ácidos e a graxas. Foi descoberto após a Segunda Guerra Mundial sendo utilizado na fabricação de embalagens, de recipientes para bebidas, de tecidos que não amarrotam entre outras.
     O PET (polietileno tereftalato) é produzido através da reação abaixo:
 
      O maior problema do PET é não ser biodegradável e o seu descarte inapropriado causa danos irreparáveis  à natureza. A solução inteligente para esse problema é a reciclagem, onde os plásticos selecionados recebem tratamento específico para a reutilização.
     
    Ao final de 2013, no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo, a Adidas mostrará o design da bola que será usada no Mundial de 2014. O nome ja foi definido: Brazuca

      Para saber mais sobre as bolas utilizadas nas Copas do Mundo FIFA acesse o site:


http://pt.footballs.fifa.com/Fatos-do-futebol/As-bolas-de-futebol-da-Copa-do-Mundo-FIFA


Fontes:












 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário