terça-feira, 8 de agosto de 2017

CONSTRUINDO E TESTANDO O BAFÔMETRO

    Nessa semana os alunos que participam do projeto Contextualizando o Etanol construíram um bafômetro caseiro. Para o experimento foram utilizados pedaços de mangueiras transparentes, rolhas, giz, algodão, balões e uma solução ácida de dicromato de potássio. Após a construção do bafômetro os alunos testaram as seguintes bebidas alcoólicas: cerveja, cachaça e vodka.
       As bebidas foram colocadas em balões, cheios de ar,  que a seguir foram acoplados no bafômetro. O álcool contido no ar, ao entrar em contato com o giz umedecido com a solução ácida de dicromato, muda de cor, passando de laranja para um cinza azulado. A intensidade da cor é proporcional ao teor de álcool presente no ar exalado. Esse tipo de bafômetro indica apenas a presença de álcool e não a quantidade alcoólica. A seguir os alunos responderam algumas questões propostas pelos pibidianos.
















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