quinta-feira, 22 de junho de 2017

CONSTRUÇÃO DE UMA LINHA DO TEMPO

     Nessa semana os alunos construíram uma Linha do Tempo a partir da pesquisa de fatos históricos e da pesquisa sobre a  legislação  que regulamenta o uso do etanol como combustível.  A construção de uma Linha do tempo como estratégia de ensino é importante, pois apresenta os fatos de modo cronológico, visível e linear, facilitando a compreensão dos mesmos.
       A construção da Linha do tempo começou com o ano de 1933, quando foi regulamentado o uso do etanol como combustível. Também foi falado sobre a criação do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 1975, que buscou incentivar o uso do álcool como combustível em meio a crise do Petróleo, passando pela regulamentação da quantidade de álcool na gasolina, que era importada, em 1938.  Em meados da década de oitenta ocorre a estagnação do Proálcool devido a queda do preço internacional do Petróleo. Em 1997 com a criação do Protocolo de Kyoto, os países desenvolvidos participantes assumiram o compromisso de reduzir a emissão de gases  que agravam o Efeito Estufa, para aliviar os impactos causados pelo aquecimento global. Os Estados Unidos, um dos maiores emissores desses gases acabou por não ratificar o acordo, enquanto que o Brasil, considerado um país em desenvolvimento, procurou desenvolver ações sustentáveis. O Proálcool ganha novo fôlego com a finalidade de ofertar o combustível alternativo renovável, o etanol. Em 2003 aparecem os carros flex e em 2009 os postos de combustíveis trocaram o nome "álcool" por "etanol" nas bombas de combustíveis, visando promover o biocombustível brasileiro. A linha do tempo terminou com a porcentagem atual de álcool na gasolina (27%) que procura amenizar  a crise do setor alcooleiro.
Ao final da atividade os alunos, auxiliados pelos bolsistas, comentaram e complementaram oralmente as informações trabalhadas.
                                       
                                   Turma 3TA







                                      
                                        Turma 3D













Nenhum comentário:

Postar um comentário