Nos dias 12 e 13 de maio os alunos do 1º ano, da Professora Solange Grazziotin, foram ao laboratório de Química da escola para conhecer as vidrarias e equipamentos básicos, bem como aprender a manuseá-los corretamente.
A aula foi elaborada e aplicada pelos Pibidianos e para torná-la mais interessante e interativa foram realizadas duas experiências demonstrativas: Pasta de dente de elefante e Varinha do Harry Pother. No final os alunos puderam realizar um experimento onde, literalmente, colocaram a mão na massa.
A pasta de dente de elefante tem como objetivo mostrar a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), conhecido como água oxigenada, acelerada pela presença de um catalisador o iodeto de potássio (KI). Essa decomposição produz uma espuma instantânea parecendo pasta de dente ao sair do tubo.
A varinha do Harry Pother tem como objetivo mostrar o quanto uma reação química pode ser exotérmica (libera calor) , ou seja, o quanto ela pode produzir de energia.
Uma reação exotérmica bastante conhecida é a oxi-redução envolvendo álcool etílico e o permanganato de potássio em meio ácido.
2KMnO4 +3H2SO4 +5CH3CH2OH --- k2SO4 +2MnSO4 +5CH3CH0 (aldeído acético) + 8H2O + calor
Ao se colocar o permanganato de potássio ( em meio ácido) em contato com o álcool etílico ocorre a produção da chama.
Após as demonstrações os alunos fabricaram a sua geleca ou amoeba. Nesse experimento o poliacetato de vinila (PVA) presente na cola branca tem suas moléculas agregadas pelo bórax proporcionando aquela textura característica da geleca.
Fonte de referência: http://www.pontociencia.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário