Química??? o que é?
É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas propriedades e características físico-químicas, como elasticidade, resistência ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa e cria novos materiais, controla e supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos. Com licenciatura, pode dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.
retirado de: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/quimica-688125.shtml
Qual é a diferença entre Química e Engenharia Química?
A principal diferença é em relação à área de atuação dos profissionais. Enquanto o químico trabalha basicamente em laboratórios, na realização de experimentos e análises químicas, desenvolvendo materiais e propondo novas reações para obter produtos químicos, o engenheiro químico atua diretamente no desenvolvimento e operação de processos químicos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo as etapas do processo. Para realizar essas atividades tão distintas, o curso de Química tem um foco maior em disciplinas ligadas às ciências puras, enquanto a engenharia, embora necessite dessas mesmas ciências, trabalha mais com conceitos aplicados aos processos químicos, presentes em disciplinas como fenômenos de transporte e termodinâmica.
Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro.
Curso
Há muitas opções de bacharelado em todo o país. Todas elas têm formação generalista nas quatro grandes áreas da química - orgânica, inorgânica, analítica e físico-química -, com aulas teóricas e em laboratório. A primeira metade do curso de química é composta de disciplinas básicas: química orgânica e inorgânica, física, cálculo e matemática, fundamentais nas análises das reações. A partir do terceiro ano, opta-se entre química pura e industrial. O estágio é obrigatório e, para dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio, é preciso cursar licenciatura. Para atuar na educação superior é necessário ter pós-graduação. Atenção: algumas faculdades oferecem habilitação em química industrial, tecnológica ou ambiental. Outras são voltadas para um setor específico, como alimentos, petróleo ou têxtil. A Unicamp oferece licenciatura integrada em química/física.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. (Quím. com Atribuição tecnol.); Quím. Amb.; Quím. com Atribuição Tecnol.; Quím. de Alim.; Quím. Forense; Quím. Ind.; Quím. tecnol.
O que você pode fazer
Ensino
Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio e, com pós-graduação, na educação superior.
Meio ambiente
Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais, para impedir ou reduzir a poluição de água, ar e solo.
Pesquisa
Trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo, produzindo testes e publicando artigos científicos.
Química
Forense atuar na área de perícia, realizando testes a partir de evidências como impressão digital e compostos químicos para solução de crimes.
Química industrial
Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria. avaliar a viabilidade técnica e econômica de processos de fabricação e gerenciar a linha de produção, coordenando a instalação e a manutenção de equipamentos. aperfeiçoar produtos que passem por tratamento químico.