quinta-feira, 28 de abril de 2011

Oficina Interdisciplinar com a Física!

OFICINA DO EMPUXO

A oficina tem como objetivo unir conhecimentos de física e química, uma vez que, estão relacionados em muitos fenômenos.
Com a química aprenderão as diferentes reações envolvidas no processo e a influência dela no fenômeno. E com a Física, os conceitos iniciais sobre Empuxo (através do Princípio de Arquimedes) e visualização da variação na força resultante que age sobre um objeto quando este submergir em um determinado fluido.
PROCEDIMENTO

MATERIAIS UTILIZADOS

·                    Béquer;
·                    Pastilha de cânfora;
·                    Bicabornato de Sódio;
·                    Vinagre.

Em um béquer, o acrescente água, ácido acético e bicarbonato de sódio. Em seguida adicione a pastilha e observe o que ocorre.

·         Porque a pastilha sobe e em seguida desce?

·         Qual a reação química ocorre no béquer?

·         Como relacionar com o empuxo?



QUÍMICA

Ao se adicionar o bicarbonato de sódio ao acido acético (vinagre) ocorre à reação química de dupla troca:

CH3COOH + NaHCO3 à CH3COONa + H2CO3

Essa reação sempre produz ácido carbônico como um dos produtos, uma substância muito instável, que rapidamente se decompõe em dióxido de carbono e água, conforme a equação:

H2CO3 à CO2 + H2O

Quando o CO2 estiver ao redor da pastilha ela terá seu volume aumentado e a densidade diminuída, pois d= m/V , consequentemente a bala flutuará. O CO2 se desprende da bala e seu volume retorna ao inicial, logo a densidade aumenta e a bala volta a afundar. 




FÍSICA

Todo corpo total ou parcialmente submerso em um fluido sofre uma força vertical de baixo para cima e de módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado. Esta força, denominada empuxo (E), é aplicada no centro de massa do volume de fluido deslocado conhecido como “centro de empuxo” .

RELATO

Os alunos se divertiram ao observarem o processo, fizeram diversos questionamentos sobre a flutuação da pastilha, se fosse outro objeto iria ocorrer da mesma maneira...
Ao final da oficina puderam compreender a reação química entre o ácido e o bicarbonato e o empuxo ocorrido com a pastilha de cânfora.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Fogos de Artificio

No dia 12 de abril os bolsistas do Pibid realizaram uma oficina com a turma 1E, na atividade a turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu uma haste com fio de cobre e um frasco contento uma solução de um sal desconhecido, representado por uma letra.

Os alunos mergulharam o fio de cobre na solução do sal e levaram para a queima na lamparina contendo etanol. Eles observaram a coloração obtida na queima e com os dados fornecidos pelo professor completaram a tabela.

           Após foi realizada pelo professor uma demonstração do funcionamento da coloração dos fogos de artifício, utilizando uma cápsula de porcelana, (NH4)2Cr2O7,  Magnésio em pó  e diversos sais.

 A aula foi bastante produtiva e interativa, pois alunos puderam visualizar as diferentes cores produzidas pelos metais. O vídeo mostrado ilustrou os saltos quânticos explicados por Bohr e a prática pode exemplificar esse fenômeno.

Ao final, no debate, foi concluído que os átomos possuem elétrons em orbitais ao redor do núcleo, e esses saltam para camadas mais externas absorvendo energia e ao retornarem, liberam essa energia na forma de luz, a cor da luz é determinada pelos metais. Foi concluído também, que o cloro não interfere no processo.

Ano Internacional da Química - II

Os bolsistas de Química do PIBID em parceria com o colégio Estadual Piratini desenvolveram o segundo mural sobre o Ano Internacional da Química com o objetivo de informar sobre o Prêmio Nobel de Química, lembrando-se da importância da Marie Curie a única mulher a ganhar esse prêmio. Tendo em vista os últimos acontecimentos na Usina de Fukushima no Japão, relacionamos radioatividade com as descobertas de Curie, pois em 2011 comemora-se 100 anos da sua conquista pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio.

 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula de Reforço: Cantando e Aprendendo


No dia 29 de março, os alunos da Turma 3 A do Colégio Estadual Piratini, se divertiram ao revisar o conteúdo de Química Orgânica cantando a música “Cadeias Carbônicas”.

A letra da música foi entregue aos alunos contendo lacunas que deveriam ser preenchidas. Após o preenchimento a turma escutou a música conferindo suas respostas e assim, fortalecendo o aprendizado.

A atividade foi orientada pelos bolsistas do PIBID/PUCRS.



MÚSICA CADEIAS CARBÔNICAS

As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

As abertas apresentam duas ou mais extremidades
As fechadas ciclos ou anéis veja que facilidade
As abertas ainda serão normais e ramificadas
A primeira com duas pontas na outra mais de duas encontradas

As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

Heterogêneas e homogêneas também serão chamadas
Caso tenham ou não um heteroátomo intercalado
Apenas com ligações simples a cadeia é saturada
Dupla ou tripla aparecendo ela é insaturada

As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

E num composto orgânico é a cadeia principal
A que tem mais carbonos dupla ou tripla e grupo funcional
E se a cadeia é fechada e o ciclo só tem carbono é chamada de homocíclica não vamos perder o sono.
 
As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

Mas se átomo diferente de carbono aparecer ele é heteroátomo e heterocíclica vai ser
Homocíclica apresenta uma divisão didática podendo ser alicíclica ou ainda aromática

As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

As cadeias carbônicas são assim classificadas cadeias abertas ou acíclicas e cíclicas ou fechadas

                                                                                                                           
 Autor Desconhecido

Ano Internacional da Química


                              
No ano de 2011, celebra-se o Ano Internacional da Química (AIQ), que tem como meta promover uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável. O slogan mundial é CHEMISTRY FOR A BETTER WORLD (Química para um mundo melhor), cuja iniciativa tem como objetivos a educação química em todos os níveis e a busca de soluções para os problemas globais que afetam a todos, como nutrição e saúde; urbanização; mobilidade e comunicação; demanda energética e proteção climática.
Visando esse evento de âmbito mundial, os bolsistas de Química do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID-PUCRS) em parceria com o Colégio Estadual Piratini promoverão, ao longo do ano, atividades educativas para informar e conscientizar a comunidade escolar da importância da Química no cotidiano. 
Como atividade inicial foi construída uma árvore que representa a evolução da Química ao longo dos tempos. Nas raízes, foram ilustradas as origens da Química (Mitologia, Alquimia, Filosofia, Bruxaria e Misticismo) e, nos frutos, foram escritas algumas contribuições da Química na nossa vida como, por exemplo, na indústria, na agricultura, na medicina, na energia, entre outras.
             A próxima atividade será informar sobre o Prêmio Nobel de Química, lembrando da importância da Marie Curie a única mulher a ganhar esse prêmio, pois, nesse ano, também comemora-se 100 anos da sua conquista pela descoberta dos elementos rádio e polônio. Outras atividades já estão sendo planejadas como: palestras, oficinas, visitas, mostra cientificas...