terça-feira, 29 de abril de 2014


 

Oficina temática : Álcool

 

 

 O PIBID Química realizou nos dias 16/04 e 23/04 a oficina temática sobre o álcool, que teve por objetivo realizar atividades que contribuíssem para que os alunos adquirissem conhecimentos históricos, químicos, biológicos e sociais acerca do tema.

 No primeiro dia foi abordado a origem e o contexto histórico do álcool quando os alunos realizaram a montagem de um quebra-cabeças que mostrou sua evolução cronológica. Após a montagem cada grupo apresentou o seu fato seguindo a cronologia.


Quebra-cabeça mostrando a história
Apresentação dos grupos



 
Também foram apresentados os métodos de obtenção e industrialização das bebidas mais comuns.
 
 
 
 
Posteriormente foram realizados experimentos para medir o teor de álcool encontrado em diferentes bebidas utilizando um alcoômetro.
 
 
 
Cerveja

Vodka
Vinho 
 
Álcool hidratado
Cachaça
 
Como fechamento do primeiro dia foi apresentado o mecanismo do álcool no organismo humano.




No segundo dia foram abordados questões como políticas públicas,  tolerância, abstinência bem como as doenças decorrentes do alcoolismo.
 
 

A seguir os alunos assistiram uma palestra proferida por um membro dos Alcoólicos Anônimos (AA) onde foram tratadas  questões sociais envolvidas no uso abusivo do álcool em diferentes etapas da vida.
 
Para finalizar a oficina os alunos participaram de um Quizz com perguntas sobre mitos, verdades e curiosidades  do álcool e através de colagens montaram um painel representando as questões sociais trabalhadas.
 


 
 





 






























quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

         FEIRA DA SAÚDE INTERDISCIPLINAR


       Os PIBID's Educação Física, Física e Química realizaram, como fechamento do ano letivo, a  Feira da Saúde que teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de cuidados básicos com a saúde e bem-estar. Durante a atividade foram mostrados vídeos informativos sobre hábitos saudáveis.



         O grupo da Educação Física abordou conceitos como Postura, IMC (Índice de Massa Corporal) e Pressão Arterial bem como os efeitos causados no organismo. 





             O pessoal da Física trabalhou a importância da proteção solar a partir do conceito de raios ultravioleta.

             Os pibidianos da Química realizaram uma experiência onde mostraram  a acidez da fumaça do cigarro, através de um indicador ácido base, e a presença de nicotina absorvida por um chumaço de algodão. Construíram, também,  um painel com um cigarro gigante onde foram mostradas algumas substâncias presentes no cigarro com seus efeitos no organismo.







          Folders, contendo as informações trabalhadas, foram entregues ao longo de todo evento.



                   

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Primeira e Segunda Guerras Mundiais

Hoje, dia 27/11, os pibidianos montaram no saguão da escola uma atividade relacionada à Primeira e Segunda Guerras Mundiais, onde os alunos puderam assistir a um vídeo explicativo sobre o tema em questão  e após puderam deixar suas dúvidas em um painel.
O objetivo da atividade era abordar a parte química e tecnológica das guerras, buscando saber o conhecimento dos alunos sobre o tema.

É importante ressaltar que atividade marca o início do projeto interdisciplinar “A evolução das ciências através das guerras”, que será desenvolvido ao longo de 2014.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

           PREMIAÇÃO  MOSTRA CIENTÍFICA        

          Aconteceu no dia de hoje, na hora do recreio, a premiação da Mostra Científica. Os trabalhos premiados foram:

* Categoria Banner : Diabetes da turma 2D, orientado pela professora  Solange Grazziotin; 

* Categoria Mesa-RedondaColeta Orgânica Automatizada da turma 3C, orientado pela professora Simone Cunha com co-orientação da pibidiana Gabriela Farias.

       Os autores dos trabalhos acima receberam  um vale-compras da Livraria Cultura.

      Parabéns aos alunos que participaram da Mostra Científica e em especial aos alunos premiados.


Ana Júlia Dias, Luana B.Furtado, Natália Varella, Bruna Tesch, Maria Eduarda da Silva e Carolina Peixoto
COLETA ORGÂNICA AUTOMATIZADA

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

                 MOSTRA CIENTÍFICA 2013

        Nessa semana aconteceu a Mostra Científica do Colégio Estadual Piratini. Os alunos dos terceiros anos apresentaram seus trabalhos através de powerpoints em Rodas de Conversa que foram separadas em seis eixos temáticos: Meio Ambiente, Saúde, Energia, Mobilidade Urbana, Juventude e Tecnologia; os alunos do segundo ano apresentaram através de banners; e os alunos dos primeiros anos avaliaram os trabalhos (dois banners e uma roda de conversa) através de um relatório. 
       Os licenciandos-bolsistas orientaram quatro trabalhos que foram desenvolvidos ao longo desse semestre.


Eixo temático: Meio Ambiente






Eixo temático: Juventude








Eixo temático: Mobilidade Urbana








Eixo temático: Energia

                         Algumas imagens da Mostra Científica