terça-feira, 25 de outubro de 2011

31º EDEQ

         Nos dias 20 e 21 de Outubro, os Pibidianos da Química da  PUCRS (Colégio Estadual Piratini, Escola Estadual de 1º e 2º Grau Florinda Tubino Sampaio, Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Costa e Silva e Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Paulo da Gama), junto com seus professores supervisores foram à  FURG, Rio Grande, trocar experiências e conhecimento entre professores, pesquisadores e professores em formação. O objetivo foi avaliar a forma de ensino desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Assim, o evento proporcionou  dois dias de reflexão acerca de novas aprendizagens em Química, mini cursos e rodas de debates, de uma forma a relacionar ciência com tecnologia de informação e comunicação, sala de aula, disseminação do conhecimento  e educar pela pesquisa.
         Ao final do primeiro dia, houve uma janta de confraternização, em que o cardápio principal era uma  deliciosa anchova assada.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

INAUGURAÇÃO DAS QUADRAS DE ESPORTES

       Através do projeto Jovem do Futuro,  parceria entre o Colégio Estadual Piratini e o Instituto Unibanco, foi realizado no dia 11 de outubro uma integração entre professores e alunos em comemoração do Dia do Professor e do Dia da Criança. As atividades foram: merenda especial, dança, música e jogos que proporcionaram uma aproximação entre professores e alunos.
       Na mesma ocasião foi inaugurada a reforma das quadras de esportes, uma obra muito aguardada pela comunidade escolar.


             
     Os Pibidianos  da Química participaram das atividades interagindo com os alunos.


''Macarena Pibidiana''

CONCURSO DE PARÓDIAS - O VENCEDOR !!!!! \O/

       No mesmo dia em que ocorreu a Mostra Científica, na presença da Diretora Jane Machado e do Vice- Diretor Maurício Girardi, foi entregue o troféu de primeiro lugar à paródia vencedora.
A paródia vencedora foi a de número 1, Funções Orgânicas, produzida pelos alunos da turma 3B, Alexandre Manzoni, Bruno da Silva Maltha, Guilherme Brock Biavatti e Mateus Griszewski de Souza.


Abaixo a classificação das demais paródias:

2º Lugar: Quimica Go Go (turma 3D)
3º Lugar empatados: Amina ta aí (turma 3C ) e Mamonas Orgânicos (turma 3E)
4º Lugar: Conhecendo o Éster (turma 3H)

Paródia 1 - Funções Orgânicas.

Paródia  2 - Amina ta aí.











Paródia  3 -  Química Go Go.

Paródia 5 - Conhecendo o Éster.

Paródia 4 - Mamonas Orgânicos.





MOSTRA CIENTÍFICA



    Foi um sucesso a Mostra Cientifica da escola que aconteceu nesse sábado, dia 8 de outubro, com a presença maciça da comunidade escolar e convidados.









        
   Os trabalhos, muito bem elaborados, foram apresentados pelos alunos através de banners, vídeos e maquetes.



   Os bolsistas do PIBID/QUÍMICA, juntamente com a Profª Simone, orientaram cinco trabalhos que foram desenvolvidos desde o primeiro trimestre.
   São eles:


Cinética Química – turma 3A
Componentes: Caio Schacker, Hélios Puig, Lucas Celins Costa, Michelle Souza Natália, Demarchi e Roberta Lerina
Co-orientador: Sharon Kempka






Acidente Nuclear de Chernobyl  – turma 3B
Componentes: Denis Mendes Barbosa, Mateus Griszewski de Souza, Matheus Correa Maurante, Mauricio Pires Neto.
Co-orientador: Daniela Marques









Mentos, a bala que explode – turma 3B Componentes: Ana Cristina Ferreira e Souza, Bruno Bittencourt, Caroline Trilha, Ícaro Maines Heimig, Lucas Perillo Branco, Luiza Merljak.
Co-orientador: Luiza Vergara









Fermentação Alcoólica– turma 3D
Componentes: João Pedro Oliveira,Matheus da Rosa, Sergio Luis Pestana.
Co-orientador: Jeanne Louise.








Polimerização– turma 3D
Componentes: Amanda Chanelle Luis, Carlos Rafael Mota, Ieda Maria Schmidt, Jonathan Lemos Borges, Lucas Fernando dos Santos, Vitor dos Santos Pinto.
Co-orientador: Luciane Inocente.

II SEMINÁRIO INTEGRADOR PIBID/PUCRS

          No dia 07 de outubro aconteceu o II Seminário integrador do PIBID/PUCRS, que teve como objetivo reunir as cinco áreas que participam do projeto: Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Nesse dia, pela manhã, cada área apresentou as atividades realizadas no primeiro semestre de 2011 através de vídeos, dramatizações e experiências. A tarde bolsistas,  professores supervisores e  coordenadores de áreas participaram de Rodas de Conversa onde foram discutidos assuntos como recursos de aprendizagem, as tecnologias de informação e comunicação, o aprender para vida entre outros.

          Os bolsistas do PIBID/QUÍMICA do Colégio Estadual Piratini participaram do evento com muita dedicação e entusiasmo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONCURSO DE PARÓDIAS

Foi realizada nessa terça-feira, dia 04 de outubro, a final do concurso de paródias sobre Funções Orgânicas. Dentre todas as paródias realizadas, as cinco melhores foram expostas no saguão da escola para a votação.
                                       




                   Paródia 1 - Turma 3B - Funções Orgânicas
                   Paródia 2 - Turma 3C - Amina ta aí
                   Paródia 3 - Turma 3D - Química Go Go
                   Paródia 4 - Turma 3E - Mamonas Orgânicos
                   Paródia 5 - Turma 3H - Conhecendo o Éster

 


     O resultado da votação será divulgado no sábado, dia 08 de outubro, durante a Mostra Cientifica da escola. Aguardem!

PIBID/QUÍMICA PRESENTE NA FEIRA DAS PROFISSÕES DA PUCRS 2011

Os alunos do Colégio Estadual Piratini visitaram, no dia 22 de setembro, a Feira das Profissões que ocorreu no Centro de Eventos  do prédio 41 na PUCRS. A feira tem como objetivo mostrar as 22 faculdades através de um ambiente criativo e colorido, onde os visitantes podem interagir com profissionais  das diversas áreas e conhecer mais detalhes do mercado de trabalho.



O PIBID/QUÍMICA do Colégio Estadual Piratini esteve presente com um estande, onde mostrou aos visitantes as diferentes atividades realizadas na escola durante o primeiro semestre de 2011.